terça-feira, 10 de abril de 2018

Festival Gastronómico Adega Típica

A 14 e 15 de abril, o Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, recebe a segunda edição do Festival Gastronómico Adega Típica, recriando esta tradição tão característica das aldeias do concelho, uma prática sempre acompanhada de iguarias únicas como queijo, presunto, enchidos, pão e broa caseiros, peixe do rio frito, maranho ou enchidos assados e que neste certame serão assegurados pelas associações do concelho.
Este festival gastronómico que se realiza de dois em dois anos, volta a promover ao ritual de ir à adega: era nas adegas que se fechavam negócios, que se celebravam boas notícias e consolavam as más, era local privilegiado de convívio e partilha de sabedoria popular. Para além da vertente gastronómica, este festival inclui animação de rua, concertos, entre outras atividades desportivas. Em destaque na noite de sábado está o concerto da banda Sons do Minho, que trará o som característico e tradicional das concertinas, ao qual se junta um repertório de músicas de cariz popular, resultando num espetáculo animado e bem-disposto.
A abertura deste festival está marcada para as 15 horas de sábado com uma arruada com os Bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova, seguida do atelier gastronómico “O Queijo”, uma das iniciativas integradas no Projeto Beira Baixa Cultural – cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Nesta oficina, os participantes irão descobrir os truques e as técnicas da confeção do queijo, explorando o leite, o coalho e os utensílios indispensáveis nesta tarefa. Ordenhar, coalhar o leite e prensar o queijo com as mãos até conseguir a forma certa. Haverá ainda a harmonização de queijo com vinho e outros alimentos de maneira a potenciar o sabor de um produto que tem importância incontornável na cultura gastronómica.
A manhã de domingo inclui a 2ª edição do Grande Prémio da Cortiçada, uma prova de atletismo promovida pela Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova com o apoio do Município. No domingo serão também conhecidos os vencedores do concurso “Os Melhores Vinhos do Concelho de Proença-a-Nova”, numa organização do Centro Ciência Viva da Floresta, em parceria com o Município e a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, financiado no âmbito do PROVERE e Centro 2020 da União Europeia. A tarde será animada com a atuação de grupos de ranchos folclóricos da região, terminando com a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr e o grupo Seca Adegas.
Acompanhe o programa completo deste festival na página oficial do facebook do Município.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.