quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Alpedrinha celebra Festival da Trasumância

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, na freguesia de Alpedrinha, irá realizar-se a 16ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância. O Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância celebra-se em Alpedrinha todos os terceiros fins-de-semana do mês de setembro. Este evento procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila situada no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha. A transumância – tema que ilustra o festival, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.
No Festival podemos saborear um pouquinho dessa tradição, com a caminhada iniciada na Praça do Município do Fundão, percorrendo os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho que deixaram no início do percurso. O caminho faz-se a pé, por entre calçadas romanas e vales e montes a perder de vista. Ao nosso lado, caminham ovelhas e pastores, fazendo desta viagem um pedaço de dia ainda mais agradável. Estas viagens serranas fizeram nascer novos conceitos a nível gastronómico, oriundos do intercâmbio entre as várias regiões por onde os rebanhos passavam, e onde os pastores tinham de permanecer. Assim nasceram as migas, as caldeiradas com carne e os ranchos – pratos que poderá encontrar ao virar de cada esquina enquanto se passeia pelas ruas da Vila.
Nestes três dias as calçadas enchem-se de vida, há estórias no ar e memórias gravadas no rosto de todos os que abrem as portas de sua casa para quem quiser entrar e degustar um pouco do passado. Na programação deste festival podemos encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do Concelho, tais como os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.
Todos os anos o evento é ainda mais enriquecido com uma Região convidada, região essa que se reja pelos mesmos costumes e tradições. Há fusão de história, neste encontro de passado, preservado nos dias que correm. Em 2017 teremos a Estremadura (Espanha) como aliada nestes três dias que enchem as ruas e o ambiente se inunda de memórias. O Chocalhos conta com um site totalmente dedicado ao Festival, onde será possível consultar todas as informações relativas ao Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância. Poderá consultar o novo site AQUI.

Fonte: www.cm-fundao.pt


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.