terça-feira, 2 de maio de 2017

Percurso do Contrabando em Marvão

O Município de Marvão promove, dia 6 de maio (sábado), o Percurso do Contrabando do Café/Ruta del Contrabando del Café, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia.
O Percurso, de grau de dificuldade média/alta, tem cerca de dez quilómetros de extensão, e está devidamente sinalizado e homologado. Galegos, La Fontañera e Pitaranha são as localidades da raia luso-espanhola por onde o Percurso do Contrabando do Café vai passar. A partida para esta caminhada está agendada para as 9h, na antiga Escola Primária dos Galegos. Mas antes de explorar, novamente, os caminhos trilhados pelos contrabandistas, poderão degustar-se as típicas migas de pão com carne de porco frita e o “café do contrabandista”. Já no regresso aos Galegos, os “caminheiros” terão à sua disposição, mediante inscrição prévia, um retemperador almoço convívio.
Com esta iniciativa, o Município de Marvão pretende dar a conhecer uma zona de extraordinária beleza natural e paisagística, com passagens por pequenos aglomerados urbanos, historicamente ligados ao contrabando. Por outro lado, importa preservar a memória coletiva e intemporal, daquilo que foi o contrabando, como património cultural das gentes da raia. Em tempos, as inúmeras trocas comerciais desenvolvidas, neste cenário de fronteira natural entre Portugal e Espanha, ajudaram a criar laços afetivos e uma identidade local.
Em Marvão, o contrabando foi, durante largos anos, o principal sustento para muitas famílias, principalmente o de café, devido à existência de pequenas torrefações no concelho. Esta atividade de alto risco realizava-se, essencialmente, durante a noite, para que fosse mais fácil escapar às patrulhas de guardas e carabineiros, que controlavam a fronteira entre os dois países.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.