terça-feira, 25 de outubro de 2016

Festa da Castanha em Folgosinho

O Município de Gouveia em parceria com Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e o Rancho Folclórico “Cancioneiro de Folgosinho”, organizam nos dias 28, 29 e 30 de outubro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho.
Motivados pelo sucesso das edições anteriores o Município de Gouveia e todas as entidades associadas ao evento pretendem com esta iniciativa, onde a castanha é “rainha”, estimular a sua produção, bem como a produção de produtos confecionados tendo como base este fruto.
Uma festa que nos reporta para os sabores antigos onde a castanha tinha e ainda tem uma grande importância na culinária dos Folgosinhenses Aceite o convite e venha festejar o Outono e a Castanha numa das aldeias mais típicas da Serra da Estrela.

PROGRAMA

Dia 28 de outubro
- 19.30h – Inauguração da Feira da Castanha de Folgosinho com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho; - Exposição e vendas de produtos relacionados com a castanha e doçaria regional; - Gastronomia.
- 21.00h - Animação pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho.
- 22.00h – Abertura do Cocktail Castanha Bar e noite jovem com Popular Mix.

Dia 29 de outubro
- 9.00h – Roteiro Fotográfico “Cores de Outono”, com a plantação de castanheiros de fruto | Concentração: Adro de Viriato.
- 10.00h – Workshop: A IMPORTÂNCIA DO CASTANHERO NA ECONOMIA LOCAL - Tema: Propagação vegetativa do castanheiro – novas tecnologias, pelo Professor Doutor José Gonçalves da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. - Tema: Produção de mel a partir da floração dos castanheiros, pelo Eng.º João Mesquita da Pinus Verdes – Associação de Desenvolvimento integrado da Floresta.
- 10.30h – Abertura da Feira.
- 15.00h – Concurso de doçaria.
- 16.00h – Show Cooking – Pratos confecionados com base na castanha, pelo Chef Batista da Quinta Madre de Água.
- 21.30h – Fados pelo Grupo Escola Velha - Teatro de Gouveia.
- 22.30h – Abertura do “Cocktail Castanha Bar” e animação musical com a banda “69 GRAUS”, que contará com a presença dos músicos Mário Nunes, Guilha Marinho (Aurea, Banda Tv, Idolos) e David Sequeira (Mister, Slash n´Roses).

Dia 30 de outubro
- 09.00h – Rota da Castanha / Percurso Pedestre | Concentração em frente à Igreja Matriz.
- 10.30h – Abertura da Feira.
- 11.00h – Demonstração da confeção de cocktail’s com base na Castanha, promovido pelo Instituto de Gouveia.
- 15.30h - Etnografia e Folclore, com a participação do Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho.
- 17.00h – Magusto popular e sopa de castanha.

Fonte: www.cm-gouveia.pt


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.