quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Feira do Feijão Frade na Lardosa

A Freguesia da Lardosa, no Concelho de Castelo Branco, recebe de 30 de setembro a 2 de outubro a XI edição da Feira do Feijão Frade. Um certame que desde a primeira hora tem singrado "porque está associado a um produto endógeno da região" afirma Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, para quem o certame, apoiado desde a primeira hora pela autarquia, é um claro exemplo da mais valia das Feiras que se realizam no Concelho.
"Este certame é um exemplo do sucesso da estratégia da autarquia. Todos os anos têm surgido novos produtos, tendo por base o feijão frade" além disso o autarca destaca também o facto de o certame ter crescido significativamente em número de visitantes. Para Luís Correia, a inovação tem estado sempre presente no certame, e durante a apresentação da edição deste ano lançou o desafio aos produtores: "é preciso passar à fase da produção e comercialização".
Este ano vão ser apresentados mais dois novos produtos, os pasteis de feijão com gila e os pasteis de feijão frade, o primeiro produzido por um produtor particular, e outro pela associação do Vale da Torre. É também para mostrar aos produtores que há interesse em divulgar o produto, e fomentar o aumento do consumo que o certame se tem realizado. Rosário Mendes, da Junta de Freguesia da Lardosa, refere que este feijão frade é de facto diferente, "podem levar a semente, mas não levam a terra, que dá o sabor ao feijão”, afirma.
Como já é tradição durante o certame realiza-se, no sábado, o passeio de Bicicletas Antigas e no domingo o passeio pedestre, esperando-se que as duas iniciativas reúnam cerca de 500 participantes. Quem quiser deslocar-se à Lardosa de Comboio pode faze-lo, já que, durante o fim de semana, o Intercidades vai parar na Lardosa, de forma a proporcionar uma viagem diferente aos visitantes da feira.

Fonte: www.cm-castelobranco.pt


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.