terça-feira, 14 de junho de 2016

Guitarras ao Alto na Beirã

O Guitarras ao Alto é um evento inédito em Portugal e exclusivo do Alentejo, inspirado pela música, pelo vinho, pela gastronomia e pela paisagem. Um hino à guitarra e ao espírito interventivo alentejano que, depois de uma primeira edição com Tó Trips e Filho da Mãe, leva ao alto, dia 18 de junho, as guitarras de Norberto Lobo e Luís Martins, na Estação Ferroviária da Beirã, em Marvão, a partir das 21h30. 
O objetivo do Guitarras ao Alto é pensar concertos em espaços menos comuns e com artistas que privilegiam a guitarra, e teve a primeira edição em novembro de 2014, com Tó Trips e Filho da Mãe, em Beja, Portalegre e Campo Maior. Uma experiência que foi registada num documentário realizado pela RTP.
O Guitarras ao Alto também já trouxe jovens guitarristas a criar nesta região, como aconteceu com o último disco de Grutera, “Sur lie”, gravado no Túnel das Barricas da Herdade do Esporão, em junho de 2015. E até organizou um concerto de Glenn Jones, mestre da guitarra primitiva americana e uma das principais inspirações deste projeto, em Portalegre, em maio de 2016.
Norberto Lobo é um dos, senão mesmo o maior expoente da guitarra, atualmente em Portugal. Editou vários registos a solo, entre os quais "Mudar de Bina", "Fala Mansa" ou "Fornalha", e outros em colaboração com o baterista João Lobo, como por exemplo "Oba Loba", ou com os grupos Norman e Tigrala.
Embora Luís Martins seja mais conhecido por integrar os Deolinda, tem um trabalho individual com pontos de contato com Norberto Lobo, numa apropriação da guitarra que abrange o registo mais experimental. Os projetos pessoais de Luís Martins abordam a música mais exploratória, nomeadamente em “Almost a Song”, com a pianista Joana Sá, e no coletivo PowerTrio, novamente com Joana Sá e com o harpista Eduardo Raón. O objetivo de Vasco Durão, profissional da comunicação e mentor do Guitarras ao Alto, é explorar o enorme potencial do Alentejo para eventos deste género, de nicho e de qualidade, que cruzem cultura, vinho, gastronomia e turismo.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.