terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Comidas d'Azeite em Marvão

O Município de Marvão organiza a 10ª edição das Comidas d`Azeite, com uma quinzena inteiramente dedicada aos comeres do Lagar, sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”. De 7 a 22 de fevereiro, as ementas dos treze restaurantes aderentes do concelho vão apresentar pratos tradicionalmente confecionados com azeite. Com a realização deste evento, a autarquia pretende homenagear os produtores de azeite do concelho e, sobretudo, dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia.
O arranque das “Comidas d’ Azeite” está agendado para as 15h30, do dia 7 de fevereiro (sábado), no Lagar António Picado Nunes (Galegos), com a apresentação da Quinzena Gastronómica e do projeto do futuro Museu/Lagar Melara Picado Nunes. Nesta inauguração oficial do evento vão ser também entregues, aos alunos do Agrupamento de Escolas de Marvão, os diplomas/prémios de participação, relativos ao desafio “Cria o teu rótulo de azeite Castelo de Marvão”, promovido pela Casa Agrícola António Picado Nunes. A tarde termina com uma degustação de produtos regionais.
Já no domingo, dia 8, o Município de Marvão promove um Mercado de Produtos Locais (11h) e o tradicional almoço convívio (13h), no Porto da Espada, servido com a colaboração da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”. A animação fica a cargo do grupo de música popular “Chumbo Torto”.
Da ementa fazem parte, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, e a tiborna do Lagar.
Entre 7 e 22 de fevereiro, o azeite é rei e senhor, nos treze restaurantes aderentes do concelho. Nas suas ementas poderá encontrar a açorda à alentejana com alho, coentros e azeite, o lombo de bacalhau em azeite e alho, espargos selvagens e miolo de camarão, o bacalhau com todos, regado com azeite do Lagar, a galinha do campo tostada em azeite, as migas de pão ou batata com carne de montado frita em azeite, ou a tiborna com azeite e laranja. Fica o convite. Venha até Marvão saborear as Comidas d’Azeite.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.