segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Festa da Filhó em São Miguel de Acha

A Festa da Filhó regressa a São Miguel de Acha no dia 22 de dezembro. Na sua sétima edição, o evento volta a anunciar a chegada do Natal com uma tarde festiva dedicada ao tradicional bolo frito.
Entre as 14h40 e as 19h30, a ADEPAC - Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha promove um convívio que celebra a filhó através de concursos, atividades culturais e musicais.A tarde arranca com uma demonstração ao vivo da arte de fazer filhoses tradicionais, um saber que a população local se orgulha de preservar. Quem quiser, terá a oportunidade de aprender receitas típicas que passam de geração em geração.
No salão paroquial da aldeia, pelas 15h30, são oferecidos filhoses e café ferrado a todos os presentes. O café é servido gratuitamente em canecas de barro previamente adquiridas no secretariado da organização.
A tarde cultural começa às 17 horas com a participação dos meninos e meninas do Jardim de Infância e do Grupo de Cantares Tradicionais de S. Miguel de Acha. Todos os anos, a festa inclui um concurso para apurar a filhó mais tradicional. O anúncio dos vencedores e a entrega dos respetivos prémios está marcada para as 19 horas.
O encerramento do programa da festa acontece pouco depois, ao som de cânticos tradicionais de Natal.Organizada pela ADEPAC, a VII Festa da Filhó conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, Fundação INATEL e Paróquia de São Miguel de Acha.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.