segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Festival do Cogumelo em Alcaide

Realiza-se entre os dias 15 e 17 de novembro, na aldeia do Alcaide, Fundão, o Míscaros – Festival do Cogumelo, numa iniciativa da Câmara Municipal do Fundão, da Liga dos Amigos do Alcaide e da Junta de Freguesia do Alcaide.
Neste festival os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente da Serra da Gardunha, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos nas tasquinhas típicas especialmente preparadas pelos habitantes da aldeia e aproveitar para saborear outras especialidades da região. Este é um evento único pois sob o pretexto do lazer e animação, concentrados em três dias, na sua verdadeira essência procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha.
Do programa desta edição o destaque vai para o passeio micológico, orientado por Gravito Henriques, o mega almoço de arroz de míscaros confecionado pelos alunos da Escola de Hotelaria do Fundão, os live cookings com os chefs Mário Rui Ramos, Duarte Batista, Igor Martinho, Alexandre Silva e Leonel Pereira, que irão decorrer no Cooking Arena, o atelier Petit Chef, num evento onde não faltará animação, tasquinhas e artesanato e que decorrerá de acordo com o seguinte programa:

Sexta-feira, 15
- 18.00h Inauguração do festival.
- 21.30h Live Cooking Chef Mário Ramos.
- Animação: Bombos das Donas, Manta de Ourelos, Animação Teatral, Acordeonistas Tony e Tiago, Carrossel, Xaral Dixie, Cornalusa, Fonte da Pipa e Funk You Brass Band.

Sábado, 16
- 13.00h Live Cooking Concurso Jovens Talentos.
- 15.00h Espaço Petit Chef (Cozinha pedagógica para crianças dos 6 aos 14 anos de idade, com a chef Joana Byscaia).
- 18.30h Live cooking Chef Leonel Pereira.
- 21.30h Live cooking Chef Duarte Batista.
- Animação Bombos da Fatela, Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão, Bombos de Alcongosta, Ponto de Interrogação, Bombos do Barco, Carrossel, Xaral Dixie, Cornalusa, Fonte da Pipa, Farratuga e Farra Fanfarra.

Domingo, 17
10.00h Passeio Micológico. Distância: 2 km’s; Dificuldade: Fácil; Inscrições: ligaamigosalcaide@gmail.com
- 12.00h Espaço Petit Chef (Cozinha pedagógica para crianças dos 6 aos 14 anos de idade, com a Chef Joana Byscaia).
- 12.30h Mega-Almoço.
- 15.00h Análise dos cogumelos recolhidos no Passeio Micológico.
- 16.00h Palestra Estudo sobre casos de intoxicação por ingestão de cogumelos silvestres de primavera – Equívocos entre Amanita Ponderosa e Amanita Boudieri.
- 16.00h Live Cooking Chef Igor Martinho.
- 18.00h Live Cooking Chef Alexandre Silva.
- Animação Banda Filarmónica Silvarense, Bombos da Barroca, Carrossel, Rancho Folclórico do Telhado, Zabumbas Alpedrinha, Grupo de Cantares do Freixial, Xaral Dixie, Cornalusa e Fonte da Pipa. 
A segurança é um ponto primordial no Míscaros, existindo neste festival um controlo de higiene e segurança alimentar realizado por uma entidade externa certificada, dando garantias da qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes deste certame.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.