terça-feira, 6 de novembro de 2012

Feira da Castanha em Marvão

A vila medieval de Marvão, com as ruas ingremes e tortuosas, pela sua preservação e autenticidade, faz-nos recuar no tempo. O seu castelo altaneiro, a 900 metros de altitude implantado numa escarpa rochosa, importante praça-forte de outrora mostra-nos hoje paisagens invulgares, terras de Espanha e em dias de grande visibilidade a serra da Estrela. 
Nos próximos dias 10 e 11 de Novembro, vai realizar-se a 29ª edição, a Festa do Castanheiro/Feira da Castanha hoje unanimemente reconhecida, aquém e além-fronteiras, como um dos eventos mais genuínos e aclamados em solo português, tendo atingido o estatuto reservado a um número muito reduzido de romarias que o povo soube elevar a expoentes máximos da portugalidade. Aqui pode encontrar os produtos, as pessoas, os elementos decorativos, os azeites, os vinhos, as compotas, a doçaria tradicional e conventual.
Sempre no segundo fim-de-semana de Novembro, a aura mística da vila de Marvão ganha contornos de verdadeiro postal vivo. As vielas sinuosas, as praças, travessas e escadarias íngremes acolhem mais de 25.000 visitantes que circulam por entre os magustos e as provas de vinhos, deslumbrados com a paisagem e a vasta animação assegurada por perto de duas centenas de artistas entre os quais os grupos folclóricos e musicais locais, a animação circense, as fanfarras, os grupos de bombos e os teatros de rua. Esta edição conta com nomes como José Cid, Voodoo Marmelade, Milicia Santa Maria, Domingos e Dias Santos, entre muitos outros que se vão encarregar de proporcionar a animação de palco e de rua por toda a Feria.
Numa perspetiva mais abrangente, este evento é um dos melhores cartões-de-visita de Marvão e de toda a região. Ao atrair turistas das mais diversas proveniências, promove as riquezas existentes que vão do património histórico e arquitetónico, aos produtos locais, passando pelo artesanato e animação cultural.
Apostamos na promoção e na divulgação do que aqui se faz bem, na inovação e na incorporação de novos alimentos no receituário tradicional, através da Quinzena Gastronómica da Castanha que se inicia já no dia 1 de Novembro em todos os restaurantes do concelho de Marvão e do Concurso da Doçaria com Castanha.
Sendo Marvão como um destino turístico invulgar, a Festa do Castanheiro- Feira da Castanha é motivo de sobra para um fim de semana diferente! 


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.