quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Festa da Vinha e do Vinho em Borba

O Pavilhão de Eventos de Borba acolherá a 20ª edição do evento, que conta este ano com 100 expositores em diversas feiras temáticas, com 18 produtores de vinho do Alentejo e cerca de 150 marcas para venda e degustação, equipamentos e serviços vitivinícolas, gastronomia, produtos e doçaria regional, artesanato, mostra empresarial e institucional.
Em paralelo com o evento, um vasto e diversificado programa cultural e desportivo preenche os nove dias, com destaque para o circuito das tascas, apresentação do livro “Tratado da Viticultura: a videira, a vinha e o terroir”, pelo Prof. Nuno Magalhães, premiado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho, cortejo alegórico da vinha e do vinho, eleição da Rainha das Vindimas de Borba, desfile de moda para os mais pequenos no “Brincando na Passerelle”, actividades de showcooking e a animação nocturna, que prolongará a festa pela noite dentro. A nível musical, o programa proporcionará actuações de bandas filarmónicas, grupos de música popular portuguesa, espectáculos infantis, grupos de dança, tunas académicas, fado e folclore, com destaque para os espectáculos de Jorge Roque & Projecto Madrugada, vencedor da Operação Triunfo 2010, Micaela, Fados do Lello Perdido, com Manuel João Vieira, Gritos Mudos – Tributo aos Xutos & Pontapés, One Vision – Tributo aos Queen e “Viagem p’lo Fado”, com António Pinto Basto, José Gonçalez e José Geadas. Também as actividades desportivas são bastante variadas, permitindo conhecer o concelho de Borba em passeios de TT, Equestre e BTT, além dos torneios de Malha e Rugby, jogo de futebol de Veteranos entre o Grupo União de Veteranos Borbenses e Sport Lisboa e Cartaxo e o 1.º Corta-mato Festa da Vinha e do Vinho.
O Dia de S. Martinho contará este ano com bastante animação na Festa, com a tarde dedicada aos mais novos e idosos, num encontro intergeracional com muita música e diversão e oferta de castanhas assadas. Prova de vinhos e o arraial, com oferta de castanhas e o vinho de talha produzido pelo Município de Borba e Adega Cooperativa de Borba, darão início a uma noite que promete muita animação.
Este ano, o evento contará com a “Hora do Petisco”, em colaboração com os quatro restaurantes presentes, permitindo aos visitantes saborearem os típicos petiscos da região a um preço fixo de 2,5 euros, ao fim-de-semana, entre as 11.00 e as 12.00 horas e das 16.00 às 19.00 horas, e nos dias de semana, entre as 16.00 e as 19.00 horas. Esta iniciativa evidencia uma tradição ímpar no concelho, o circuito das tascas, também apelidado frequentemente de “Fazer as onze”, efectuado diariamente por grupos de homens pelo centro histórico da cidade.

Fonte: http://www.cm-borba.pt/

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.