sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festas Raianas

Nessa extensa faixa que é a fronteira entre Espanha e Portugal surgem um pouco por todo o lado traços e marcas particularizantes que bem diferenciam o saber e o sentir da vida das gentes que a habitam. O mealheiro, a lei e o berço vieram desde antigo condicionar-lhes o passadio e a melhor maneira de assegurar o remedeio foi sempre o aproveitamento dos recursos disponíveis no lado de lá.
Hoje em dia, e porque os farnéis andam de regra fartos, já não nos preocupamos com aquelas velhas lengalengas mas aproveitamos tudo o que de melhor nos oferce a linha divisória que aproxima os dois estados ibéricos. Assim, as idas e as vindas multiplicam-se e o outro daixou de ser estranho para ser amigo, colega, primo ou namorado. E uns dos acontecimentos que mais ocorrências regista a propósito desse trânsito de individuos e afectos são as festas.
As festas populares em honra deste ou do outro santo padroeiro que nos facultam a possibilidade de rever familiares, dar um pé de dança e comer um frango assado. Pois bem, e já neste fim-de-semana que se irão celebrar as festas de Nossa Senhora da Lapa na aldeia de Basteiros de Cima em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede - Portalegre. Uma celebração bem bonita e bem castiça que ano após ano trás um pouco de vida e animação a este cantinho do interior alentejano dominado pelo ostracismo a que a vida moderna o condenou. Quem visitar, então, Besteiros de Cima entre hoje e o domingo assistirá a uma manifestação cultural genuina, autentica e, sobretudo, singular.
Deixo aqui o programa:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.