quarta-feira, 18 de novembro de 2009

I Semana Hispano-Lusa

Foi em ambiente de festa que concluiu na passada sexta-feira, dia 13 de Novembro, a I Semana Hispano-Lusa nas Veigas Altas. Uma semana cheia de actividades que aproximaram a popularação do leste do distrito de Badajoz à língua e à cultura portuguesas.
Tudo começou na segunda-feira, dia 9 de Novembro, com a inauguração da exposição Aldeia da Luz. Exposição de fotografias que conta com um total de 50 peças e que foi gentilmente cedida pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura.
Para a terça-feira, dia 10 de Novembro, estava agendada a projecção de um filme português em versão original. A afluência de público foi tal que houve de recorrer a uma sala bem maior da inicialmente prevista para que todos os assistentes pudessem desfrutar de um filme que acabou por agradar a todos suscitando muitos e variados comentários no final da sessão. Destaque merece também a apresentação feita pela Profª. Inma Guillén que lhe valeu o reconhecimento dos presentes.
Um dos "pratos" fortes da semana estava destinado para a tarde de quarta-feira, dia 11 Novembro. E eis que a aula de cozinha portuguesa tinha suscitado tamanho interesse que a organização teve de se esforçar sobremaneira na preparação desta actividade visto que as tecnologias nem sempre acompanham como deviam. Afinal, o auditório do centro educativo ficou à cunha para acompanhar o nosso chef Luís Arguelles que numa magistral aula de cozinha deu conta das maneiras e procedimentos para aleaborar uns deliciosos pastéis de nata. Parabéns ao Luís! Seguiu-se uma desgutação de café e pastéis de nata que pôs o ponto e final a uma tarde muito bem passada.
Na quinta-feira, dia 12 de Novembro, foi a vez de relembrar da história com uma conferência a cargo do Prof. José Maria Gallardo que fez uma revisão daquilo que tinha sido o início do século XX português e as suas implicações para o desenrolar da história espanhola e vice-versa. Ao longo de toda a tarde de quinta-feira esteve presente um extensíssima exposição de livros portugueses tradiza pelo Centro Integral de Cultura Portuguesa Rainha Dona Amélia. Deste modo, alunos, professores e outros curiosos puderam conhecer algumas das novidades literáriasdo país vizinho assim como engrossar o seu acervo bilbiográfico.
A última das actividades que faziam parte desta I Semana Hispano-Lusa nas Veigas Altas estava agendada para a sexta-feira. Um concerto oferecido pela fadista extremenha Rosário Solano. Muitos eram os aliciantes que este concerto encerrava pois além de a artista não ser portuguesa era, ainda por cima, natural de Miajadas, povoação situada a escassos 30 quilómetros de Villanueva de la Serena. Através de músicas conhecidas e outras que o eram menos, o trio fadista percorreu os repertórios dos mais importantes fadistas portugueses o que permitiu conhecer ou redescobrir Amália, Mariza, Dulce Pontes, Carminho entre outros. Para o final do espectáculo aguardava uma surpresa: a interpretação do fado Uma casa portuguesa, música esta que não faz parte do repertório da Rosário mas que aceitara em boa hora o desafio de a preparar em exclusivo para este concerto.
E foi assim, ao som das palmas e os acordes de Uma casa portuguesa que pusemos o ponto e final a uma semana cheia de bons momentos onde Portugual esteve um pouco mais perto.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.