sábado, 21 de fevereiro de 2009

1NA - Carnaval Fluminense


1. Leia o texto com atenção.
Com a chegada do ano novo, as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo começam a trabalhar a todo vapor. As rainhas de bateria de cada uma delas, grandes estrelas dos desfiles que acontecem no final do mês de Fevereiro, começam a se preparar. A rotina nos últimos meses foi intensa: horas de malhação para agüentar o percurso da avenida. Este ano, algumas conhecidas do público vão mostrar todo o gingado na avenida e competir para ver quem ganha mais destaque. Na capital fluminense, essa disputa é acirrada. Algumas veteranas, como Viviane Araújo, Luma de Oliveira, Luísa Brunet e Gracyanne Barbosa vão competir com outras que não estão tão acostumadas em mostrar o samba no pé, entre elas Paola Oliveira e Juliana Almeida, que tem a árdua tarefa de substituir Juliana Paes.
Quitéria Chagas é a primeira musa a entrar na avenida no domingo do dia 22 de Fevereiro. Ela desfila pela Império Serrano, escola para quem samba à frente da bateria há quatro anos. Em 2009, ela tem ainda mais responsabilidade: deve manter a agremiação no grupo especial.
Natália Guimarães e Paola Oliveira dividem um desafio semelhante: apesar de já terem desfilado, elas terão que mostrar que chegaram para ficar quando surgirem na avenida. Para isso, andam se dedicando bastante com horas de musculação e aulas de dança. Nos ensaios, elas também não deixam de marcar presença. Natália será a rainha da Vila Isabel, enquanto Paola substitui Grazi Massafera na Grande Rio. Vale ressaltar que a atriz já tinha passado um ano trabalhando o corpo para seu papel no filme Entre Lençóis, em que aparece nua diversas vezes.
Depois de estrear em 2008 como rainha de bateria, Thtiana Pagung agora assume a missão novamente com os ritmistas da Mocidade Independente de Padre Miguel. Não menos importante, Raíssa Oliveira, que começou a desfilar aos 13 anos, repete seu papel pela Beija-Flor, a eterna favorita do Carnaval carioca.
Algumas figurinhas carimbadas do Carnaval também retornam este ano. Adriane Galisteu já tinha provado que entende de agito e repete seu papel à frente da bateria da Unidos da Tijuca. Viviane Araújo também não traiu a bandeira e volta pela Salgueiro. Segundo rumores, ela prepara ainda uma coreografia especial para se diferenciar das outras. Luma de Oliveira e Luísa Brunet, voltam à Sapucaí pela Portela - após uma substituição polêmica - e Imperatriz Leopoldinense, respectivamente. Na Mangueira, Gracyanne Barbosa rebate as críticas ao desfilar, novamente, como rainha de bateria. Em 2008, más línguas disseram que ela havia comprado o posto.
Resta saber agora, qual das beldades levará, junto com a agremiação, o título do Carnaval carioca de 2009.
2. Defina os seguintes termos ou expressões e redija uma frase exemplificadora.
- Trabalhar a todo vapor.
- Malhação.
- Gingado.
- Acirrada.
- Agreminação.
- Figurinhas carimbadas.
- Beldade.
3. Responda às perguntas conforme o texto.
- Quem são as grandes figurinhas carimbadas do Carnaval do Rio de Janeiro?
- Podemos afirmar que a preparação das baterias é extremamente singela?
- Quitéria Chagas é a rainha da Império Serrano. Desde quando?
4. Redija um texto (90-125 palavras) dando conta do que faria se tivesse a oportunidade de viajar ao Rio de Janeiro por ocasião do Carnaval.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.