quarta-feira, 12 de novembro de 2008

C2 - Passeando por...

1. Leia o texto com atenção.
Delimitada pelos concelhos de Montalegre e Boticas é uma zona de serranias e planaltos, tendo nas serras da Altura (1279 metros) e Leiranco (1115 metros) as elevações mais pronunciadas de uma zona sulcada pelos rios Cavado e Tâmega, que com os seus afluentes permitiram irrigar os campos, onde surgem vestígios da ocupação humana que remontam ao período Neolítico bem patentes nos dólmens da região de Carrasedo do Alvão. Os vestígios de alguns castros remetem-nos para a cultura pré-romana. Como curiosidade, refiram-se as culturas graníticas encontradas perto de Montalegre e que estão depositadas no Museu Leite de Vasconcelos em Lisboa.
As populações desta região dependem da sua actividade agro-pastoril em terras pobres onde se cultiva o centeio e a batata que juntamente com o gado ovino e caprino fazem a "riqueza" de pequenos agricultores. A vida comunitária tem raízes muito profundas, embora hoje estas tradições comecem a ser apenas uma recordação dos mais velhos que nos falam das assembleias populares outrora conhecidas por "coutos". O mesmo acontece com os fornos comunitários, utilizados por todos os habitantes de uma localidade, os "rebanhos do povo", que à vez eram entregues à responsabilidade de cada membro do povoado, os pastos comuns ou o "boi do povo". Com efeito, o gado bovino da região tem características específicas que levaram ao reconhecimento de uma raça autóctone que passa por ser a primeira a ter uma identificação de origem no país. São também os bois os protagonistas de uma das manifestações culturais mais arraigadas desta zona, “as Chegas”.
Por isso, já sabe: vale a pena aproveitar um fim de semana e visitar esta região que apresenta algumas das paisagens mais inóspitas e belas de Portugal.
Vamos lá então!
2. Como se chama a região descrita no texto? Localize-a pormenorizadamente.
3. Quais são essas culturas graníticas encontradas em Montalegre? Qual a sua importância?
4. Caracterize a economia praticada na zona? Revela altos níveis de desenvolvimento?
5. Sabemos que os “coutos” eram um tipo de assembléia, mas, qual era a sua função dentro da vida comunitária?
6. Qual é a raça bovina típica destas paragens? Descreva-a.
7. O que são “as Chegas”?
8. Nas aulas ouvimos uma música tradicional desta região. Qual? Caracterize-a.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.