terça-feira, 4 de novembro de 2008

1NB - Padre António Vieira

1. Leia o texto com atenção.
Amigos do blog,
O meu nome é António Vieira, sou natural de Lisboa, a capital portuguesa, onde nasci em 1608, mas agora moro na cidade da Baía, no Brasil. Tenho setenta e quatro anos e um só desejo: que me deixem em paz.
Já não trabalho, sou reformado. Mas ao longo da minha vida trabalhei muito. Aos quinze anos entrei na Companhia de Jesus onde tive oportunidade de aperfeiçoar os meus conhecimentos de latim e dos autores clássicos. Na verdade, gosto muito de ler as obras de Cícero. Recebi o sacerdócio em 1635 e dediquei-me durante cinco anos à evangelização das aldeias baianas. Como não gostava nada dos holandeses, sempre que podia, estimulava os portugueses e os índios à resistência contra os piratas huguenotes.
Depois dos acontecimentos de 1640, o Vice-Rei enviou-me a Portugal, onde não fui muito bem recebido pelos ilustres peitos lusitanos. Resolvidos os problemas iniciais, el-rei encarregou-me várias missões diplomáticas pela Europa.
Tinha muitas saudades do Brasil e, além disso, estava um pouco farto do Velho Continente, por isso voltei para lá em 1653. E assim andei, de cá para lá, até o ano passado.
Agora sou um velho cansado e desiludido, apenas Deus me interessa.

2. Redija um breve texto de apresentação. (nome, idade, morada, profissão, linguas que fala, interesses, etc).
3. Lisboa é a capital de Portugal. Qual é a capital do Brasil?
4. Qual era a profissão do Padre António Vieira?
5. Em que ano escreveu este texto? (Escrevam o número por extenso)
6. Que acontecimento histórico marcou o ano de 1640?
7. Explique a expresão “ilustres peitos lusitanos”.
8. Que rei encarreou as missões diplomáticas ao Padre António Vieira?
9. Dê antónimos de: natural, conhecimento, iniciais, velho e desiludido.
10. Indique algumas obras do autor.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.